Já é conhecida a história de que ursos amam mel, só olhar o Pooh ou o Zé Colméia. Mas que tal dar uma pitada gourmet internacional nessa história? Um ingrediente não muito conhecido no Brasil, originário de Quebec, no Canadá, o Maple Syrup é um mel extraído diretamente das árvores dessa gélida região da América do Norte. #VegetarianosAprovam

Bem menos doce que o mel de abelhas, é muito utilizado em panquecas, biscoitos e até mesmo para dar um toque especial no café, bebida tão amada pelos ursos canadenses como por nós. Então, que tal aproveitar a chegada das temperaturas frias por aqui, para experimentar essa iguaria encontrada em grandes mercados?

Antes de mais nada, recomendo fortemente investir um pouco mais e escolher as marcas que são 100% puras. É comum encontrar por um preço menor o que é 50% Maple e com maior quantidade de açúcar, mas o sabor é completamente diferente. Vamos a uma receita simples que aproveita a época das abóboras no Brasil, mas que vai te deixar apaixonado por essa garrafinha e fazer o seu crush se derreter nessa deliciosa tortinha canadense!

Cheesecake de Maple e Abóbora

Para a massa:

  • ½ xícara de biscoitos de maisena triturados
  • 3 colheres de sopa em cheias do mais puro Maple Syrup
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida

Triture bem os biscoitos usando um multiprocessador ou liquidificador para te ajudar, misture-os com as mãos com o Maple e a manteiga derretida, até formar uma massa lisa. Separe ¼ de xícara de chá dessa mistura, que será utilizada para cobertura das tortas. Em formas individuais de empadinha ou em uma média de fundo removível, espalhe a massa nas laterais e fundo. Asse em forno à 150°C por 8 minutos.

Para o recheio:

  • 300 gr de cream cheese
  • ¾ de xícara de chá (200 ml) de Maple Syrup
  • 2 ovos
  • 225 gr de purê de abóbora (recomendamos a do tipo moranga ou a abóbora japonesa)
  • 1 ½ colher de sopa de canela em pó
  • ½ colher de chá de noz moscada (opcional)
  • ¼ colher de chá de sal
  • ¼ colher de chá de pimenta da jamaica (opcional)
  • 2 colheres de sopa de chocolate meio amargo derretido

Maple Syrup é encontrado em grandes mercados!

Comece preparando a abóbora. Coloque 250gr de abóbora picada em uma panela e cozinhe até ficar macia, cerca de 25 minutos. Passe no processador ou amasse com um garfo, até virar um purê.

Na batedeira, misture o cream cheese com o maple syrup, acrescentando um ovo por vez até ficar uma mistura macia. Acrescente o purê de abóbora, canela, noz moscada, pimenta e o sal.

Coloque a mistura nas formas com a massa assada, preenchendo cerca de ¾ das formas.

Misture o chocolate meio amargo derretido com a massa que você reservou e utilize essa mistura para cobrir suas cheesecakes.

Asse por cerca de 20 minutos ou até eles ficarem macias, mas firmes nas laterais. Retire do forno e deixe descansar por 30 minutos e coloque no congelador até servir, o recomendado é no mínimo 2 horas. Na geladeira dura por 5 dias.

Aproveite aquele vinho que você deixou guardado, chame o crush mais interessante e divirta-se!